quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Mais sudoku

Depois dos restantes heróis terem trazido os sudokus de casa, parece que houve algumas dificuldades. Então ficou decidido que as regras seriam explicadas aqui.
1º- Só são utilizados números de 1 a 4
2º- Qualquer número não pode ser repetido na linha, coluna ou quadrado.
Para treinar aqui ficam alguns sudokus para criança com as respectivas soluções.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Abóboras

Hoje os super heróis estiveram concentrados em criar a abóbora mais gira do Externato, para o Dia das Bruxas, 6ª feira.
Primeiro fizeram um projecto em papel. Desenharam e pintaram o melhor que conseguiram. Depois foi feita uma eleição do melhor desenho e ganhou o do João Borrega!

A seguir puseram mãos à obra, ou melhor, mãos à abóbora. Escavaram com uma colher de gelado o interior até ficar suficiente fino para a casca ser cortada.


Depois desenharam na casca e o professor cortou com um x-acto e uma faca afiada.

No final surgiu esta assustadora e arrepiante abóbora de halloween. Diga lá que não ficou bem!!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Sudoku

Hoje deu-se início ao consurso de Sudoku.

Semanalmente iremos realizar uma prova de sudoku, onde os nossos heróis irão tentar resolver o problema no menor tempo possível. Se o conseguirem em 5 minutos receberão 5 pontos, se resolverem em 10 minutos receberão 3 pontos. Se não conseguirem na sala, poderão levá-lo para casa e, caso o tragam resolvido no dia seguinte, ganharão 1 ponto. Obviamente se não o trouxerem não receberão ponto algum.

Hoje os grandes vencedores foram a Beatriz e o Lucas, com 5 pontos. O Pedro, a Tatiana e o Jaime conseguiram 3 pontos. Amanhã contabilizaremos os restantes pontos.

Será afixada na sala uma tabela com todos os pontos de cada concorrente, que será actualizada (ou atualizada, segundo as novas normas) semanalmente.

Eis o sudoku desta semana com a solução:

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Os gostos

Os super heróis andaram a discutir os gostos de cada um e ao mesmo tempo aprenderam a criar e ler gráficos. Eis os gostos da super turma:

Já está corrigido, Diogo! ;)

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Livro dos pais II

"Muitos Parabéns ao Prof. Hugo, nós adorámos a ideia do Livro dos Pais. Gostaria de dar uma ideia... poderia ser publicado aqui a histórias de cada menino. Assim também os pais poderiam ir acompanhando juntamente com os meninos.
Mãe do Diogo Arsénio"

Seguindo a sugestão da mãe do Diogo, vamos começar a passar o livro dos pais para o nosso blog de modo a que todos tenham acesso e possam acompanhar o decorrer do mesmo.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Uva

Hoje os nossos heróis ouviram atentamente a história da "raposa e as uvas".

Depois de terem feito o reconto oral, o resumo foi passado no quadro, onde vários heróis identificaram a palavra "uva", recebendo um forte aplauso. Posteriormente treinaram a grafia, conheceram as famílias novas e, oficialmente, desceram à letra, com as vogais. O leque de palavras que já conseguem ler aumenta a cada nova palavra-chave aprendida.
Estão de parabéns estes nossos super-heróis!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Histórias pequenas de bichos pequenos

Integrado no âmbito do Plano Nacional de Leitura, os nossos super heróis começaram a explorar o livro "Histórias pequenas de bichos pequenos", de Álvaro Magalhães. Um livro que fala de bichos, bichinhos…e não só! Em curtos e divertidos textos joga-se com a língua portuguesa em trocadilhos bem humorados e onde os nossos heróis terão oportunidade de descobrir mais sobre pequenos bichos e os seus hábitos alimentares e comportamentais, características físicas, formas de interdependência entre eles e outros animais.
Esta semana trabalhámos o texto sobre o escaravelho. Vimos alguns exemplares de escaravelhos, aprendemos algumas curiosidades sobre algumas espécies. Por fim, os nossos superes deram largas à sua habilidade manual e criaram fantásticos escaravelhos em plasticina. Aqui ficam alguns exemplares:




terça-feira, 14 de outubro de 2008

Cuisenaire

Hoje os nossos super heróis aprenderam o número oito. Como é habitual, todos já conheciam o número apresentado, mas fomos aprofundar um pouco mais esse conhecimento.
Usando o
cuisenaire, um material composto por barras coloridas de vários tamanhos, pudemos decompor o número oito de muitas maneiras, e ao mesmo tempo jogar ao jogo das carruagens. Assim, os nossos super heróis puderam perceber concretamente que os números podem ser decompostos de muitas maneiras diferentes, sem nunca perder o mesmo valor.



Aqui os super heróis constroem o comboio com as carruagens.


Depois passam o comboio para uma folha quadriculada.



Por fim, transformam o comboio em contagens.

Livro dos pais

O livro dos pais já começou a circular!
Na área de estudo do meio, os nossos super heróis irão centrar-se principalmente no conhecimento deles próprios e do meio que os rodeia. Como tal, achámos que a melhor maneira era começar pelo princípio, a gravidez, o nascimento e os primeiros tempos.
O livro, encontra-se com os pais da super Beatriz, e todos estão ansiosos com o que aí há-de vir.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Origami da raposa

Depois de terem ouvido a história da raposa das botas altas, hoje, os super heróis resolveram criar uma matilha de raposas em origami.















Depois e ouvir atentamente as instruções, dobraram e pintaram os quadrados de papel, e os resultados foram estes:


Se quiseres experimentar basta clicar aqui

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Bota


Hoje os super héróis aprenderam a 4.ª palavra do método, "bota".

O professor leu, para toda a turma, a história d'a raposa das botas altas".
Depois, os super heróis, recontaram a história colectivamente e foi reescrita no quadro, onde alguns alunos circundaram a nova palavra-chave.
Algumas fichas foram feitas para que a "bota" não seja esquecida. Amanhã iremos descobrir e estudar a nova família, o ba, be, bi, bo, e o bu.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O texto do Jaime

Depois de concluirem os "trabalhos comuns", os heróis que se despacham primeiro fazem alguns trabalhos alternativos. Este foi o do Jaime, que se divertiu a escrever sozinho no computador da sala.

"ogo o profesor do primeiro ano do setenato. Eo so o jaime i gosto de desogare a bola i fazre fesetinas no amestare. I brincar qo o Pedro"*

Não está um espanto?!

Parabéns Jaime.

* "Hugo é o professor do primeiro ano do Externato. Eu sou o Jaime e gosto de jogar à bola, fazer festinhas no hamster e de brincar com o Pedro."