quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Visita de uma iguana


Quando ontem os pais da Margarida Rosa nos pediram se podiam trazer uma iguana, estávamos longe de imaginar a surpresa que nos estava reservada. Hoje o tio da Margarida apresentou-se, com uma caixa, e nós pensámos que teríamos mais um pequeno visitante. Qual não foi o nosso espanto quando, de dentro da caixa, saiu uma iguana arborícola com 1,5 metros! Enorme... e só não era maior porque era uma fêmea.
A excitação eram mais que muita com todos a quererem ver de mais perto e, os mais corajosos, a mexer.
Ficámos a saber que é uma esp
écie que come frutos e folhas verdes, já tem 17 anos, mas pode chegar aos 20 anos.
Tem um sensor parte de cima da cabeça para detectar predadores aéreos e uma mancha atrás dos olhos para, quando está a dormir, parecer que tem os olhos sempre abertos.
Adora tomar banho, mas torna-se
algo difícil arranjar um local onde se possa banhar. Soubemos também que é uma animal de sangue frio, e por isso precisa de estar sempre numa temperatura agradável. Neste caso, dentro da caixa, vinha acompanhada com uma botija de água quente.
Obrigado ao tio e aos pais da Margarida pela experiência.
Com as visitas, de bicos de lacre, tartarugas, canários, hamsters, patos e iguanas, começámos o estudo dos animais, que só estava programado para o 3º período, mas com tanta motivação, faz todo o sentido ser trabalhado agora.
Um muito obrigado a todos os pais por transformarem a nossa sala num local mais interessante.




Sem comentários: