domingo, 28 de fevereiro de 2010

Anemómetros e Pluviómetros

O NOSSO ANEMÓMETRO ...


O nosso anemómetro já está operacional!
Não pudemos seguir a construção à risca, pois implicava uma construção em madeira, que se tornava complicada para os heróis. Optámos antes por uma caixa de cartão. Não é tão resistente, mas é mais prática de construir e transportar.


Com uma porta presa em cima, o João mostra como a força do vento irá baloiçar e registar, com a ajuda de um marcador, a força máxima do vento.


A nossa folha de registo é colada na parte lateral da caixa, e ficará riscada, de modo a permitir-nos ver a intensidade do vento.


Depois de termos colocado o anemómetro numa árvore, e deste ter rebolado pelo chão, quando estávamos na sala, optámos por prendê-lo numa cadeira.
O método científico tem destas coisas. É preciso aprender e melhorar a partir do erro!




... E O PLUVIÓMETRO

Cortámos uma garrafa e o Hugo, com a ajuda de um ferro de engomar, alisou a boca, para não nos magoarmos. Com a ajuda de um medidor, enchemos, com água, de 5 em 5 centilitros, e fomos marcando a garrafa.


Depois, colocámos o pluviómetro na rede com fita cola e educámos miúdos e graúdos sobre o que era e para que servia, e a importância de não mexer, para preservar o rigor científico da experiência.


Tivemos sorte, pois nesse mesmo dia, choveu imenso. O medo de a água transbordar preocupou-nos. Quando vimos os resultados do primeiro dia ficámos espantados...

5 comentários:

Anónimo disse...

Que giro! Assim aprende-se muito melhor :)
A mãe do Gonçalo

Anónimo disse...

Hugo, gostei muito de fazer o pluviómetro e o anemómetro.
Beijinhos

Mafalda Viegas.

Anónimo disse...

Achei fantasticas as vossas ideias. PARABENS
Rita(mãe do Jaime)

Duarte aluno da sala sala da escola EB1 JI das ribeiras disse...

Que boa expriencia!
O vosso blog é muito entresante!

Ines galrito disse...

Gostei muito de fazer o pluviometro,Mas podiamos deixar lá fora para sempre!


beijinhos